primerPUBLIC.LIGHTING

Gestão de iluminação pública

O primerPUBLIC.LIGHTING é uma aplicação destinada à gestão integrada de sistemas, equipamentos e instalações municipais de iluminação pública. Suporta o desenvolvimento de planos diretores de iluminação, de eficiência energética e de ordenamento.

1

Cadastro georreferenciado das infraestruturas de iluminação pública

2

Localização e caracterização de toda a rede de iluminação – postos de transformação, circuitos de comando, pontos de iluminação pública, etc.

3

Capacidade de importação de informação e integração com outros sistemas

4

Pesquisas espaciais por atributos – potências, tipos de lâmpada, etc.

5

Integração de consumos energéticos e consulta de históricos

6

Apoio à operação, manutenção e gestão de incidentes

APOIO À GESTÃO – EFICIÊNCIA ENERGÉTICA E OPTIMIZAÇÃO DO CONSUMO

01

HISTÓRICO DE VARIÁVEIS E INDICADORES DE GESTÃO

A solução primerPUBLIC.LIGHTING permite a integração automática de dados recolhidos a partir de sistemas e equipamentos instalados no terreno, tais como valores, alarmes e estado de equipamentos, podendo no entanto ser também integrada informação de modo manual, em casos de sistemas ou infraestruturas que não contemplem ainda sistemas automatizados.

É possível a análise gráfica e consulta de valores de variáveis como potência consumida em diferentes períodos horários (horas de ponta, cheias, vazio ou super vazio), ou até mesmo de outros tipos de parâmetros que permitam aferir a qualidade da rede, existindo ainda a possibilidade de fornecer resultados para indicadores de gestão calculados com base nas variáveis integradas no sistema.

02

EMISSÃO DE RELATÓRIOS

A solução vem de base com um módulo que permite a modelação e agendamento do envio de relatórios periódicos, permitindo aos utilizadores a análise e acompanhamento diário do progresso dos seus sistemas.

Estes relatórios são construídos por forma a ser possível a integração de informação de cadastro e valores de variáveis integradas no sistema, sendo por exemplo possível a comparação entre os consumos de energia em diferentes postos de transformação, e ainda aferir, por exemplo, a energia total consumida.

01

HISTÓRICO DE VARIÁVEIS E INDICADORES DE GESTÃO

A solução primerPUBLIC.LIGHTING permite a integração automática de dados recolhidos a partir de sistemas e equipamentos instalados no terreno, tais como valores, alarmes e estado de equipamentos, podendo no entanto ser também integrada informação de modo manual, em casos de sistemas ou infraestruturas que não contemplem ainda sistemas automatizados.

É possível a análise gráfica e consulta de valores de variáveis como potência consumida em diferentes períodos horários (horas de ponta, cheias, vazio ou super vazio), ou até mesmo de outros tipos de parâmetros que permitam aferir a qualidade da rede, existindo ainda a possibilidade de fornecer resultados para indicadores de gestão calculados com base nas variáveis integradas no sistema.

02

EMISSÃO DE RELATÓRIOS

A solução vem de base com um módulo que permite a modelação e agendamento do envio de relatórios periódicos, permitindo aos utilizadores a análise e acompanhamento diário do progresso dos seus sistemas.

Estes relatórios são construídos por forma a ser possível a integração de informação de cadastro e valores de variáveis integradas no sistema, sendo por exemplo possível a comparação entre os consumos de energia em diferentes postos de transformação, e ainda aferir, por exemplo, a energia total consumida.

APOIO À MANUTENÇÃO

03

GESTÃO OPERACIONAL – AGENDAMENTOS E INCIDENTES

O módulo de Gestão Operacional permite o agendamento de manutenções, bem como o registo e acompanhamento de incidentes. Este módulo possibilita a localização de incidentes e manutenções, bem como a atribuição de tarefas a equipas de operação. É possível a criação de notificações para os utilizadores da plataforma e ainda acompanhar o estado de execução das diferentes ações. O módulo de Gestão Operacional contempla uma aplicação para utilização em ambiente Android, para suporte às equipas de manutenção no terreno.

04

PESQUISAS ESPACIAIS

O módulo de pesquisas permite encontrar, agrupar e localizar, os diferentes elementos da rede de acordo com as suas características construtivas entre outros aspetos. Uma vez que a solução apresenta de base suporte a sistemas de informação geográfica, é possível consultar os resultados de qualquer pesquisa sobre o mapa, permitindo assim, por exemplo, aferir a localização de lâmpadas de diferentes potências.

05

LOCALIZAÇÃO DE ATIVOS, ALARMES E INFRAESTRUTURAS

A solução primerPUBLIC.LIGHTING permite a caracterização e georreferenciação de todos os elementos de redes de Iluminação Pública, desde os Postos de Transformação aos Pontos de Iluminação Pública. A solução vem dotada de um mapa multicamada que permite a fácil localização dos ativos, bem como de alarmes e incidentes.

03

GESTÃO OPERACIONAL – AGENDAMENTOS E INCIDENTES

O módulo de Gestão Operacional permite o agendamento de manutenções, bem como o registo e acompanhamento de incidentes. Este módulo possibilita a localização de incidentes e manutenções, bem como a atribuição de tarefas a equipas de operação. É possível a criação de notificações para os utilizadores da plataforma e ainda acompanhar o estado de execução das diferentes ações. O módulo de Gestão Operacional contempla uma aplicação para utilização em ambiente Android, para suporte às equipas de manutenção no terreno.

04

PESQUISAS ESPACIAIS

O módulo de pesquisas permite encontrar, agrupar e localizar, os diferentes elementos da rede de acordo com as suas características construtivas entre outros aspetos. Uma vez que a solução apresenta de base suporte a sistemas de informação geográfica, é possível consultar os resultados de qualquer pesquisa sobre o mapa, permitindo assim, por exemplo, aferir a localização de lâmpadas de diferentes potências.

05

LOCALIZAÇÃO DE ATIVOS, ALARMES E INFRAESTRUTURAS

A solução primerPUBLIC.LIGHTING permite a caracterização e georreferenciação de todos os elementos de redes de Iluminação Pública, desde os Postos de Transformação aos Pontos de Iluminação Pública. A solução vem dotada de um mapa multicamada que permite a fácil localização dos ativos, bem como de alarmes e incidentes.

APOIO À GESTÃO DE ATIVOS

06

INTEGRAÇÃO DE INFORMAÇÃO

A solução primerPUBLIC.LIGHTING é uma solução de uso simples e intuitivo, estando assim preparada para a utilização diária de qualquer operador, sem a necessidade de formação especializada. Desta forma, a solução permite a inserção manual, respetiva caracterização e posicionamento, de qualquer tipo de ativo, desde os Postos de Transformação, passando pelos Circuitos de Iluminação Pública e respetivos Pontos de Iluminação, lâmpadas, luminárias, etc..

Esta solução suporta ainda a rápida, eficiente e massiva integração de ativos a partir de operações de importação, utilizando ficheiros de extensão .sdf, .shp e .csv, propriedade do cliente.

06

INTEGRAÇÃO DE INFORMAÇÃO

A solução primerPUBLIC.LIGHTING é uma solução de uso simples e intuitivo, estando assim preparada para a utilização diária de qualquer operador, sem a necessidade de formação especializada. Desta forma, a solução permite a inserção manual, respetiva caracterização e posicionamento, de qualquer tipo de ativo, desde os Postos de Transformação, passando pelos Circuitos de Iluminação Pública e respetivos Pontos de Iluminação, lâmpadas, luminárias, etc..

Esta solução suporta ainda a rápida, eficiente e massiva integração de ativos a partir de operações de importação, utilizando ficheiros de extensão .sdf, .shp e .csv, propriedade do cliente.

P

Localização de infraestruturas e equipamentos

 

P

Interligação com aplicações de navegação assistida

 

P

Consulta e caracterização no terreno de infraestruturas de Iluminação Pública

 

P

Inserção manual de valores de variáveis (contadores, etc.)

 

P

Apoio à operação e manutenção

 

P

Registo de incidentes

 

PRINCIPAIS VANTAGENS DAS SOLUÇÕES

R

Ambiente de trabalho user-friendly

Utilização simples e intuitiva, sem necessidade de conhecimentos especializados.

R

Informação acessível a partir de qualquer lugar

Asseguram a mobilidade dos utilizadores, uma vez que toda a informação está acessível quer num ambiente desktop quer numa aplicação móvel.

R

Acesso a informação integrada

Ambiente de trabalho único com toda a informação integrada, que permite gerir, de forma integrada, informação cadastral com informação operacional recolhida automática e manualmente, informação documental e informação relativa a processos de manutenção.

R

Indicadores de desempenho

Suportam a definição de indicadores de desempenho e para o desenvolvimento de Dashboards de gestão.

R

Arquitetura poderosa para suporte de Big Data (grandes volumes de dados)

Uma arquitetura que combina bases de dados SQL e NoSQL, com serviços robustos para acesso e gestão da informação, permite que as soluções tenham a elasticidade necessária para situações com diferentes dimensões e para crescer ao longo do tempo e à medida que tal se mostre necessário.

R

Utilização de Bases de Dados de uso livre

Fornecidas, de base, com Sistemas de Gestão de Bases de Dados confiáveis e de uso livre (PostgreSQL – extensão PostGIS, Elasticsearch e neo4j), sem custos de utilização. A experiência com clientes de referência e projetos de grande dimensão têm comprovado a qualidade desta opção.

R

Sem limite de utilizadores

A licença de utilização de cada solução é fornecida sem limite temporal de utilização e de utilizadores.

R

Integração com outras soluções

Capacidade de integração com outras soluções, nomeadamente de gestão (ERP, …), de informação SIG (QGIS Server, ArqGIS Server, …,) e de desenho CAD (AutoCAD)

R

Operacionalização flexível

Facilidade de implementação ao ritmo que for considerado mais adequado. O Cliente pode gerir o desenvolvimento da operacionalização das soluções de acordo com a sua estratégia e meios disponíveis.

DESCUBRA AS VANTAGENS DAS NOSSAS SOLUÇÕES

Na base de cada solução está a nossa plataforma primerCORE que suporta o desenvolvimento de soluções verticais específicas para diversas áreas de atividade.